Olá a todos! Como é habitual estou de volta esta semana, e como o prometido é devido, trago novidades. Tal como tinha indicado na semana passada, tive uma reunião sobre uma possível edição especial da saga Apocalipse para o iPad da Apple. Pois bem, correu tudo de feição, pelo que brevemente terão novidades sobre esta edição, que promete revolucionar não só o universo da saga, mas também a forma como estamos habituados a ver um romance.
Quanto ao terceiro livro da saga, o trabalho continua. Mais dois capítulos pontos, e outros dois planificados. Para quem gosta de batalhas, preparem-se, é coisa que não falta neste terceiro livro.
Não podia deixar passar esta semana sem referir a campanha "A Cultura Renova-se" que está a ser levada a cabo pelas lojas FNAC. Pois é, este grupo, decidiu efetuar a troca de exemplares dos Maias de Eça de Queirós, por exemplares dos livros da escritora Stephenie Meyer, autora da saga Twilight. Sinceramente não sou grande fã da escritora em causa, apesar de ter lido os seus livros. Contudo, independentemente do escritora em causa, não posso deixar de me sentir quase que insultado por esta falta de respeito para com a literatura portuguesa. Não fosse o facto de eu ter visto o cartaz com os meus próprios olhos, certamente pensaria que esta campanha não era mais do que uma piada de mau gosto…
Por fim, gostava de falar sobre um tema que tem vindo à baila ultimamente. Estou a falar do ACTA, um tratado comercial internacional que está a ser negociado, com o objetivo de estabelecer padrões internacionais para o cumprimento da legislação de propriedade intelectual, entre os países participantes. O grande objectivo deste tratado é proteger os direitos de autor e a propriedade intelectual contra a pirataria. Contudo, da forma como este tratado está escrito, não é mais do que uma ferramenta que as grandes empresas podem utilizar para censurar o conteúdo que é disponibilizado online, limitando a liberdade de expressão dos internautas. O simples facto de fazer o upload de um vídeo de uma festa onde estão a passar música de fundo com direitos de autor, é suficiente para ser considerado crime. Este tratado vem apenas favorecer as grandes companhias, que ganham assim o poder de controlar todo o conteúdo disponibilizado online. A união europeia está neste momento a debater se assina o tratado ou não. Caso o tratado não seja assinado, este ataque à liberdade de expressão na Internet vai acabar por cair… Venho por isso pedir aos seguidores do blogue, que assinem a petição no link que se segue. Cabe-nos a nós mostrarmos ao parlamento europeu que não toleramos censura nem atentados à liberdade de expressão na Internet.
Para assinarem a petição, basta seguirem a página:
http://www.avaaz.org/en/eu_save_the_internet_spread/?fkgDGcb&pv=289
Por esta semana é tudo. Até à próxima!